Dia 2 : Billy Elliot (1999)
- Luluca Duarte Gonçalves
- 6 de jan. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de jan. de 2022
A segunda aula da disciplina foi assíncrona e destinada a apreciação do filme Billy Elliot.
O ano é 1984, Billy é um garoto inglês que mora em County Durham juntamente com o pai, o irmão e a avó. Sua família enfrenta muitas dificuldades financeiras e as políticas neoliberais de Margaret Thatcher.
O pai e o irmão de Billy trabalham na indústria, um ambiente hostil e que não paga o suficiente para viver. Diante das condições para exercer o ofício, impostas por Thatcher, eles se unem com outros trabalhadores que pertencem a sua categoria no intuito de protestar fazendo greve e participando de piquetes. A greve de trabalhadores mobilizou a muitos e era violentamente reprimida pela polícia.
Nesse contexto, Billy cresce frequentando a escola, ouvindo os discos de seu irmão, cuidando da avó e ainda dedicando seu tempo a praticar Boxe e brincar com suas amigas e seus amigos. Certo dia participou de uma aula da Ballet que ocorria no mesmo espaço onde aprendia Boxe. Encantado pela dança, larga as aulas de Boxe e passa a se dedicar às aulas de Ballet Clássico da Sra. Wilkinson escondido de sua família.
O talento para dançar de Billy chama atenção da experiente professora Wilkinson. Ela o convida para fazer mais aulas de técnica masculina no Clássico além das aulas de que já participava. O tanto que Billy mostrou de sua dança foi o bastante para ela inscreve-lo para participar de uma audição a fim de ingressar em uma grande companhia de Ballet em Londres pagando todos os custos da viagem.
Paralelamente, sua família descobre que ele dança: o pai e o irmão reprovam o desejo de Billy de continuar dançando, pois o Ballet não é próprio para meninos. Meninos devem fazer atividades mais agressivas como o Boxe. Há uma distinção que os familiares de Billy fazem entre o Ballet e o Boxe que é a ideia de que este deve ser praticado só por meninos e aquele só por meninas, dividindo as atividades apoiados em convenções sociais patriarcais.
Felizmente, o pai de Billy se sensibiliza com os sonhos do menino e o acompanha na audição para alçar vôo no mundo.
Yorumlar